• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Dayse Egg de Resende A Importância e o Talento

26/06/2017

 

Minha amiga e talentosa Dayse Egg de Resende é Advogada, Galerista e artista plástica. Proprietária do Escritório de Arte Dayse Resende e integrante do Coletivo Engenho de Dentro, atuando na curadoria, consultoria e articulação da área em escala local e global. Escritora, publicou o livro Engenho de Dentro: Gilbert Chaudanne e organizou a coletânea de textos da obra Janela da Saudade, de autoria de Joana D´arc Fortes. Ambos integram a série O Artista e seu Duplo. Dayse reside em Vitória, Espírito Santo sendo internacionalmente reconhecida.

 

É certo que a obra de arte é um dos mais sofisticados produtos do mercado de luxo. Exclusivas e de valor imaterial, servem para corroborar a máxima de que luxo é cultura. A galerista Dayse Egg de Resende vai além: “Uma casa de alto padrão não pode deixar de ter obra de arte, porque luxo e arte andam juntos”. Nesse bate papo com a proprietária do Escritório de Arte Dayse Resende, que também é artista plástica, falamos sobre a presença das obras de arte na decoração da casa e o papel da galeria na condução desse olhar para o universo cultural.

 

Dica de Luxo: O que você considera uma casa ou apartamento de luxo, de alto padrão?

 

Dayse Resende: Uma casa de alto padrão não pode deixar de ter obra de arte, se não ela não é uma casa de alto padrão, porque luxo e arte andam juntos. Você pode ter arte em uma casa simples, arrojada, mas você não pode ter luxo, alto padrão sem arte. Então, diferenciais em relação ao bem estar e conforto, regalias, obras de arte, objetos de design, livros, quadros, fotografias, por exemplo, definem uma casa de alta padrão, com personalidade dos moradores da casa, possibilitando um ambiente rico em história e estilo.

 

Dica de Luxo: Então qualquer casa que tenha personalidade é uma casa de luxo?

 

Dayse Resende: Para mim sim, porque uma casa de luxo sem obra de arte não é luxo. Morar bem é sentir-se bem dentro de um espaço, que é a casa. O jeito de morar de luxo reflete um ambiente que seja o seu habitat, que seja uma morada elegante, bem decorada, com acabamentos exclusivos, e acima de tudo gostosa, sabe? Que te traga essa sensação de querer estar lá. Um poeta e filósofo francês chamado Gaston Bachelard tem uma frase sobre o espaço da casa que para min é sensacional: “Toda grande imagem é reveladora de um estado de alma. A casa, mais ainda que a paisagem, é ‘um estado de alma’. Mesmo reproduzida em seu aspecto exterior, fala de uma intimidade”.

 

Dica de Luxo: E como a obra de arte entra na intimidade da casa para pessoas que não têm essa preocupação com a obra de arte?

 

Dayse Resende: Num primeiro momento, entra como objeto decorativo, puramente para complementar a decoração da casa. Mas não quer dizer que não se deva ter o mesmo cuidado que se busca ao escolher um mobiliário ou luminária de design, um revestimento exclusivo. Assim como em outro mercado de luxo, o consultor, neste caso o galerista, ajuda o cliente, portador do olhar leigo, a se aproximar do trabalho individual de cada artista, apresentando diversas linguagens artísticas, a trajetória, a qualidade e o valor de mercado. E isso vai dando recursos ao cliente para escolher, despertando o seu olhar para esse universo cultural e artístico.

 

Dica de Luxo: Como é a escolha desses objetos?

 

Dayse Resende: Não se trata apenas de levar obras de arte, que comumente estão em escritório ou galerias de arte, para o espaço da morada. Trata-se de estabelecer relações simbólicas com os trabalhos, lançando comunicação com quem vive ali.

 

A escolha de uma obra é algo muito pessoal e subjetiva, pois, em geral, é determinada por questões do espaço, valor da obra, pela trajetória do artista e o contexto ao qual será inserido. Mas, principalmente, trata-se de um vínculo emocional, oriundo das nossas sensações e sentimentos que ultrapassa a aquisição material. Através da visita a uma galeria de arte, você pode conhecer obras de diferentes linguagens artísticas. Aqui mesmo, no EADR, representamos 11 artistas capixabas e 9 de outros estados em suas diversas linguagens e formatos: pintura, desenho, fotografia, escultura, intervenção, objeto aéreo e instalação, além de obras híbridas.

 

Onde encontrar: Escritório de Arte Dayse Resende

 

É um ambiente multifuncional que comercializa arte, presta consultoria a clientes em geral e aos profissionais da arquitetura e designers de interior. Somos, também, uma galeria de arte para exposições permanentes e temporárias e um ateliê anexo com intensa produção artística e cultural que promove encontros com arte, eventos e cursos. Artistas representados: Abraão, Anderson Moska, Bia Black, Claret Martins, Dayse Egg de Resende, Diego de Santos, Edu Mariano, Gilbert Chaudanne, Gilberto Sudré, Joana D´arc Fortes, João Pedro do Juazeiro, J. Tavares, José Guedes, Lídia Miquelão, Luciano Cardoso, Marcos Ribeiro,  Nirvando, Sandra Resende, Sérgio Helle, Romário Batista, Rosane Dias, Rogéria Maciel, Túlio Paracampos e Valdelice Neves.

 

Contato:

 

Av. Ranulpho Barbosa dos Santos, 587, Sala 101 - Jardim Camburi, Vitória (ES)

Telefone: (27) 99962-2130

E-mail: contatodayseresende@gmail.com

Facebook/Instagram: @escritoriodeartedayseresende

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload