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DICA DE LUXO

Alcance seu Cliente no Mercado de Luxo

09/07/2017

 

O primeiro passo para buscar alcançar seus clientes é entender no mercado de luxo existem três possíveis estratégias e que as diferenças entre estas três estratégias são enormes.

 

Podemos nomear estas três estratégias como: Luxo, Fashion e Premium. Aos olhos do consumidor ordinário, não existem muitas diferenças, ao menos em um curto prazo. Mas à medida que é necessário gerenciar uma marca, estas diferenças se tornam cruciais.

 

À grosso modo, se a decisão for implementar uma estratégia fashion ou premium, o estilo clássico de marketing poderá funcionar muito bem. O mesmo não pode ser dito de uma estratégia de luxo. Em uma estratégia de luxo, todos os aspectos da gestão de marketing devem ser reconsiderados e repensados.

 

· Estratégia de Luxo – tem a intenção de criar o maior valor agregado de marca e poder de precificação, visando entregar elementos intangíveis de singularidade, tempo, tradição, origem, artesanal, séries pequenas e exclusivas, prestigio, etc. Ou seja, criar uma experiência completa de exclusividade e singularidade para um público específico.

 

· Estratégia Fashion – a estratégia fashion é um modelo de negócio totalmente diferente, uma vez que aspectos como tradição e tempo não são tão importantes. Fashion vende por estar na moda, estar em evidência, o que pode ser considerado como um valor muito perecível.

 

· Estratégia Premium – por sua vez, a estratégia premium pode ser resumida como “pague mais, receba mais”. Neste modelo de negócio o objetivo é comprovar, através de comparações e benchmarking, que este é o melhor valor da categoria. O binômio qualidade/preço é o motor desta estratégia que, essencialmente, é comparativa.

 

A estratégia de luxo foi originalmente desenvolvida e pensada exclusivamente para o próprio mercado de luxo, e é lá que pode ser visto hoje em dia em sua. Na verdade, é a estratégia mais eficiente para este mercado. Ela raramente é utilizada em outros mercados, embora alguns aspectos possam ser aplicados e algumas marcas já estão obtendo um grande sucesso.

 

E você? Já pensou em utilizar alguns conceitos do mercado de luxo para outros tipos de mercado?

 

Sobre o autor: Murilo Durigan é Comunicólogo e Trend Researcher, apaixonado por Mercado de Luxo, Experiência do Consumidor, Brand Embassy e Content Marketing, com formação em comunicação social e pós graduação em gestão de Marketing pela FAAP.

 

Leia outros textos no site www.theposhmate.com

 

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