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DICA DE LUXO

Páscoa aumenta vendas de chocolate

21/03/2018

A páscoa está chegando e a data, que é tão significativa para o brasileiro e o capixaba, traz boas oportunidades para quem quer faturar e empreender. De acordo com alguns produtores de chocolate, o mês que antecede o feriado acarreta aumento de até 400% nas vendas. Pensando nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) dá algumas dicas que podem ajudar a atrair renda extra para o final deste mês.

 

De acordo com o Diretor de Atendimento da instituição, Ruy Dias de Souza, é preciso pensar em cinco eixos prioritariamente: preço, qualidade, marketing, atendimento e formalização.

 

"Definir o preço dos produtos é primordial. Deve haver bom senso, para não cobrar muito caro, nem ter prejuízo. Outra questão é a importância de oferecer produtos de qualidade para os clientes voltarem e indicarem a outras pessoas. O empreendedor também precisa se preocupar com o marketing, ou seja, com a divulgação da marca e dos produtos, além de utilizar estrategicamente as redes sociais. É fundamental que haja um atendimento cuidadoso e atencioso com o cliente, para que ele volte, e que o empreendedor se formalize para ser amparado por direitos e benefícios com o pagamento do INSS, por exemplo”, orientou.

 

Seguindo esses passos, a Chocolates Espírito Santo, do casal de empreendedores José Manoel de Castro e Catarina Bianchi começou de forma tímida, em Colatina, há seis anos, e hoje vende chocolates orgânicos para mais dez municípios do Sul do Estado e da Grande Vitória.

 

“Nós tivemos todo amparo do Sebrae, desde a certificação do cacau que cultivamos, até a participação em feiras, orientação e qualificação administrativa. Nosso diferencial é que produzimos, de forma artesanal, nossos chocolates da árvore até as mãos do cliente”, ressaltou José Manoel de Castro, que aposta em qualidade e criatividade nas receitas.

 

“De todos os nossos produtos, 65% são totalmente orgânicos. Desenvolvemos opções criativas e inovadoras como o chocolate feito com leite de arroz orgânico, para alérgicos à proteína do leite, e o chocolate para TPM com óleo de primola - tranquilizante natural não viciante - linhaça e goji berry, que aceleraram o processo intestinal. Ele se tornou um dos nossos campeões de venda”, conta o empreendedor, que vende até 400% a mais no mês da Páscoa.

 

 Sobre a necessidade de inovar e fugir do óbvio para alcançar sucesso no mercado, o diretor de atendimento do Sebrae ressalta que e importância de conhecer o nicho de mercado para atuação. “É fundamental estar bem informado, atendo às novidades e, principalmente, ao feed back do cliente, que sempre vai deixar pistas do que deseja consumir e do que pode ser aprimorado”, orientou.

 

Quem também tem a Páscoa como a data mais lucrativa do ano é a empreendedora Renata Póvoa, da Cakes And Bakes. “É a data mais lucrativa do ano, onde vendo 100% a mais do que a média dos outros meses, mesmo trabalhando com outras opções, como bolos e tortas. Um mês antes da páscoa é a hora de focar na produção de ovos e chocolates personalizados”, afirmou.

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