• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Dossiê: Suely Bispo

04/07/2018

 

A atriz e poeta Suely Bispo é formada em História e Mestre em Estudos Literários pela UFES. Com mais de 20 anos de carreira no Teatro, no ano de 2016 chegou à TV interpretando Doninha, na novela Velho Chico, na Rede Globo.

No mestrado realizou o primeiro trabalho acadêmico sobre o poeta Solano Trindade no Espírito Santo. Tem diversos trabalhos publicados na área de História e Literatura. Em 2009 publicou seu primeiro livro de poemas Desnudalmas, pela GSA, e em 2016, Lágrima fora do lugar, pela editora Cousa.


Participa também do Sarau Afro-tons, em Vitória e do Coletivo Louva Deusas, de produção de textos e desenhos eróticos de mulheres negras, que em 2015 publicou a coletânea Além dos Quartos, em São Paulo.
Foi coordenadora do Museu Capixaba do Negro de maio 2012 a outubro de 2013. É autora do livro Resistência negra na Grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro, que terá lançamento em breve, da sua segunda edição.

 

Foi atriz homenageada no 9º Festival Cine Congo, na Paraíba, 2017. Seja na História, nas Artes Cênicas ou na Literatura, seus trabalhos geralmente se relacionam com a valorização da cultura negra, cidadania e ecologia. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload