• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Scandal

04/08/2018

 

“Nós somos advogados mas aqui não é uma advocacia, advocacia é para covardes, resolvemos problemas, resolvemos crises, salvamos reputações.” 

Pope, Olívia.

Scandal é uma série que chegou ao final no último mês, nos apresentando os gladiadores de terno, gestores de crise de Olívia Pope, e gerando uma pergunta, existem gladiadores no Brasil?

A história que se passa na capital americana, retrata o cotidiano de Olivia Pope, advogada, gestora da campanha do atual Presidente da República na série, ex-assessora de imprensa da Casa Branca que atualmente tem seu próprio escritório o Olívia Pope e Associados.

No Brasil a protagonista é relatada como uma profissional das Relações Públicas em uma empresa de comunicação, entretanto a personagem é formada em direito e advogada, assim como a maioria de seus gladiadores.

Essa confusão acontece por que no Brasil a figura do advogado é muito menos agressiva que no mercado americano, em nosso sistema advogados não estudam para abrir um leque empresarial, mas sim para viver dentro da esfera processual, o que vem mudando.

O gestor de crise, que não se limita a reputação nas mídias, deve ter algumas cartas na manga, e algumas só advogados podem ter, como sigilo profissional, e inviolabilidade de local de trabalho, ou seja, uma vez entregues segredos e documentos a advogados os mesmos não serão expostos nem diante de um tribunal.

Logo no primeiro episódio, um cliente adentra ao escritório de Pope sujo de sangue, acabando de sair de um local do crime, onde sua noiva estava morta e ele era o principal suspeito, de pronto Olívia prepara seu dossiê e o coloca dentro do escritório, de onde ele não sairá até a solução do conflito, por que? Por que um delegado não pode determinar a prisão de alguém dentro de um escritório de advogados, isso só ocorre com autorização judicial e com manifestação da Ordem de Advogados, que pode durar dias, garantindo tempo para o cliente, e a busca da defesa correta e investigação do verdadeiro assassino.

Os clientes dela em geral são figuras de grande influência pública, como políticos e empresários, e seu papel é solucionar problemas e reverter situações escandalosas que podem complicar bastante a vida dos seus empregadores.

A narrativa mostra como funciona o dia a dia de um escritório de advogados multidisciplinar, que usa claramente ferramentas de comunicação para a gestão de conflitos, mas não só isso, usa de saídas jurídicas para reestruturar narrativas, estratégias de conciliação extrajudicial para eliminar conflitos e, acima de tudo, uma intuição própria de quem já geriu políticas públicas.

No Brasil, é raro encontrar uma gestão de crise ao molde Olívia Pope, geralmente apresentam-se empresas fantásticas mas segmentadas, ou na comunicação, em gestão e finanças ou segurança privada, com serviços pouco parecidos e que poderiam ser sub contratados pelos Gladiadores, em São Paulo, encontramos a PCA Gestão de Crise.

Empresa com uma equipe multidisciplinar de profissionais nível Sênior, advogados, um escritório boutique que administra os momentos de crise e prepara os fatos para sua defesa, caso o problema se torne jurídico, mas antes que isto aconteça, a empresa se propõe ser seu escudo de terno, assumindo sua porta voz, negociando os fatos e dissolvendo o caos, podendo ser seus gladiadores de terno no Brasil.

- PCA Gestão de Crise, problemas e reputação. Telefone (11) 32667871.

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload