• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

A Força da Mulher Empreendedora por Simone Almeida

06/09/2018

 

Nesse nosso primeiro bate-papo proponho uma reflexão sobre o tema, a fim de que possamos trocar ideias combinado!?Ressalto que aqui não começa, nem tão pouco se esgotam as discussões sobre os assuntos sugeridos.
E o tema de hoje é... EMPREENDEDORISMO FEMININO!Sim! Estou puxando sardinha (é assim que fala?) para o nosso lado, né meninas?
E porque isso? Pois ficamos muito tempo “sem voz”, “à margem de”, “caladinha porque mulher direita não reclamava, senão não casava”... Ficávamos fadadas à restrição do trabalho doméstico e cuidado com filhos e marido....E se fosse mulher negra de periferia então! Ai,ai,ai...Era humilhada e objetificada sexualmente...Mimimi? Pergunte para as diversas mães, avós e tias que aguentaram caladas relacionamentos opressivos, traições e falta de liberdade de escolha...Ou para os filhos das empregadas,os chamados bastardos(parece um “palavrão”), que não foram reconhecidos pelos patrões de suas mães:seus pais.
Estamos vivendo tempos em que nosso potencial produtivo feminino começa a ser visto (ainda não reconhecido de forma justa) e o meio empreendedor tem sido palco para esse processo. Somos a maioria empreendendo nos mais diversos nichos, inclusive alguns antes tido como territórios masculinos . Mais escolarizadas, mais minuciosas no aspecto planejamento, mais preocupadas com os anseios dos clientes, mais atentas quanto à qualidade das parcerias feitas. Estamos sustentando lares, realizando nossos sonhos e de nossos colaboradores e nutrindo a economia desse país com nossa força empreendedora. Isso tudo gerindo nossas casas e atuando na comunidade, igreja e cia.Ufa!Cansei só de escrever.
E justiça seja feita: muitos homens, em muito, tem cooperado pra que sigamos a diante...Seja sendo melhores pais, parceiros, amigos e-ou patrões ,por exemplo.
Mas sem querer abrir os portões de uma arena de duelos entre homens e mulheres ou separamos as equipes em “meninas de rosa e meninos de azul”, trago a garra da mulher empreendedora , apoiada e porque não alicerçada pelo homem, como destaque do nosso papo de hoje.
Muitas vezes ainda nos deparamos com o descrédito dos “mais próximos”,sob a alegação que é para nos proteger, com a torcida contrária de outras mulheres,com os estresses de uma vida vida tripla/quádrupla cheia de sobrecargas e um mercado que, na teoria está melhorando, mas na prática ainda nos julga menos capazes como empregadas , empreendedoras e cidadãs.Provas?Salários menores para mesmo cargo ocupado por homens aquela “frasizinha básica”-Montei essa lojinha para ela se distrair”.Empreender não é brincadeira !É para os fortes! E força (“...sem perder a ternura jamais”) não nos falta não é meninas?
Precisamos usar toda essa expertise do modus operandi feminino de viver (e gerir) para, dentre outros, obtermos maior representatividade no meio político, nos altos cargos das empresas, nas lideranças comunitárias, inspirando outras mulheres e homens por aqui...E por aí.
E pra fechar essa minha fala eu penso que LUXO mesmo é aliar competências, habilidades de homens e mulheres para que adotemos atitudes em prol do bem comum.
Abraços cheios de gratidão por “estar aqui”,
#colanagentequeesucesso


 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload