• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Versátil e durável, couro é coringa na decoração

15/03/2019

 

O couro é um verdadeiro coringa na decoração. Traz requinte e personalidade ao ambiente, sendo durável, versátil e resistente, transitando entre o rústico e o moderno, tornando-se, assim, um clássico que nunca sai de moda.

O couro pode ser usado em sofás, poltronas, tapetes, revestimentos de parede, painéis ou armários e, ainda, como complemento em cadeiras, cabeceiras de cama, puxadores ou em pequenos artigos de decoração.

De acordo com Robson Arruda, diretor da Natuzzi Vitória, marca italiana especializada em estofados de couro, há o couro protecta, superior ao natural, resultado de processos produtivos que conferem proteção e alta performance. Eles passam por um processo de 23 etapas de tratamento, incluindo tingimento e acabamento final e recebem uma leve camada invisível que protege o material de manchas e marcas do tempo. É o tipo de material ideal para quem possui um estilo de vida ativo, tem filhos e animais de estimação. Também é um material flexível e resistente, durando 4 vezes mais que os revestimentos em tecido.

Outro benefício desse tipo de couro é a fácil higienização. “Para fazer a limpeza é preciso somente pano de algodão seco e limpo. O pano úmido pode ser usado esporadicamente, seguido do seco. Ele não necessita hidratar devido ao processo rigoroso de hidratação que já é feito nele, o que também é um custo-benefício para o cliente”, explica.

Ainda de acordo com Robson, outras vantagens do material é a maleabilidade e impermeabilidade. “O couro não absorve líquidos e nem cheiros, como o de cigarro, por exemplo”.

Robson ainda destaca a sofisticação e a capacidade do couro de se adaptar a variados estilos. “Apesar de ser um material mais caro comparado a outros, vale a pena fazer esse investimento ao pensar a longo prazo. Diferente de outros materiais, que mesmo recebendo manutenção podem apresentar desgaste em pouco tempo, o couro natural exige poucos cuidados e dura quase uma vida! Não é exagero”, explica.



Dicas de conservação do couro

Evitar exposição direta ao sol – essa dica vale apenas para o couro natural. Se exposto ao sol direta e continuamente, o couro envelhece precocemente. Outras fontes de calor excessivo também podem ser prejudiciais, como aquecedores, lareiras e ferro de passar roupas.

Limpeza - A limpeza do couro protecta pode ser feita apenas com um pano seco e limpo. O pano úmido pode ser usado, esporadicamente, seguido do seco. Para os couros naturais, existem produtos específicos para limpeza, que podem ser usados como opção, e hidratantes próprios que podem ser usados a cada seis meses ou um ano, dependendo do produto.

Evite – nunca use hidratantes comuns, como graxa e glicerina. Evite, também, o uso de polidores, vaselinas, silicone, óleos, sabões e produtos à base de solventes, que podem danificar e alterar o brilho, o toque, a cor, o cheiro e a resistência originais do couro. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload