• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Higienização em alta

23/04/2019

 

Em tempos de descobertas de novas bactérias, é bom ficar ainda mais atento a cada detalhe que envolve, especialmente, contaminação e, com isso, priorizar a higienização de bebidas e alimentos. Na cozinha, por exemplo, a geladeira é um ponto importante a ser observado neste sentido, já que pode armazenar alimentos com germes e fungos, aumentando assim o perigo de uma intoxicação alimentar. O risco é ainda maior com carne e peixe crus, que podem espalhar bactérias como E. coli e salmonela. Para aumentar a eficiência deste trabalho é interessante organizar um cronograma de limpeza, por exemplo, uma vez por mês, tirar inclusive as prateleiras e gavetas, e também usar os produtos certos durante o processo.

As especialistas Caroline Weiler e Juliana Pires, da Casa Coach – empresa que realiza treinamento para profissionais, que atuam no dia-a-dia doméstico – adiantam que não se deve usar produtos que contenham ingredientes químicos fortes, como água sanitária e alvejantes. “Devemos sempre olhar a especificação do fabricante. Mas, é possível preparar uma solução caseira para limpar a geladeira, fazendo uma pasta com bicarbonato de sódio e água morna ou uma mistura de vinagre branco destilado com água morna”, orienta Caroline Weiler.

Para manter sua geladeira sempre higienizada, verifique no dia a dia se há respingos ou resíduos, que podem gerar alguma contaminação aos demais itens. É interessante usar um lenço ou um spray antibacteriano no puxador da porta da geladeira – que é um dos lugares com maior concentração de germes da cozinha.

“Outra dica é aproveitar aquele momento semanal, em que geralmente arrumamos as compras para organizar os itens e jogar fora os alimentos que estiverem estragados ou vencidos. Se algo ainda estiver dentro do prazo de validade, deixe mais a frente, numa parte bem visível. Mas, se você não tiver planos de usá-lo, faça uma doação, evitando assim o desperdício”, orienta Juliana Pires.

Para manter a geladeira sempre limpinha, algumas dicas são importantes, como por exemplo: manter carne e peixe crus bem embalados, para que os fluidos não escorram para os alimentos nas prateleiras de baixo; não deixar dar mofo nas comidas dentro da geladeira, pois ele se espalha rapidamente para outros alimentos; e arrumar os ingredientes logo depois de usá-los. “A maioria dos condimentos e alimentos deve ser mantida na geladeira depois de abertos, e não no armário”, explica Caroline Weiler.

Saúde

De acordo com o alerta dado pela professora de microbiologia da UVV, Clarisse Arpini, a geladeira não é um ambiente estéreo, já que não mantém uma estabilidade de temperatura. Com isso, dependendo do microorganismo que estiver no alimento pode trazer prejuízos para as pessoas, desde uma simples indisposição, com dores de cabeça, até uma diarreia, podendo chegar até mesmo a morte, dependente da suscetibilidade da pessoa que ingeriu.

“A higienização deve ser feita com uma certa frequência, armazenando os alimentos em potes, de forma que a tampa não acumule água, por exemplo, no caso de produtos quentes, por exemplo”, ressalta.

Se a pessoa não armazenar corretamente, pode-se contrair alguma contaminação dos alimentos também. “A contaminação, às vezes, demora para causar alguma danificação no visual do alimento. Mas, uma dica importante é deixar os alimentos totalmente cozidos na parte superior da geladeira e os semipreparados à crus ficam na parte inferior, evitando o que chamamos de contaminação cruzada. Afinal, um alimento contaminado que está na parte superior pode transferir por gravidade para os que estão embaixo”, explica.

Passo a passo de como limpar a geladeira por dentro:

- Primeiramente, desligue a geladeira e retire todos os alimentos do seu interior. Com isso, já aproveite e jogue fora o que estiver com o prazo de validade vencido.

- Se sua geladeira tem prateleiras e gavetas removíveis, comece a limpeza por elas. Basta lavá-las bem com água morna e detergente.

- Para limpar o interior do eletrodoméstico, passe um pano limpo por tudo, utilizando uma solução caseira ou os produtos para limpar geladeira de sua preferência.

- Por fim, aguarde então alguns minutinhos para a geladeira secar, antes de ligá-la novamente na tomada e recolocar os alimentos. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload