• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Intercâmbio sem sair de casa é tendência em escolas de inglês

14/05/2019

Vivenciar novas culturas através de intercâmbio é um recurso muito utilizado por quem tem condições de investir para aprender um novo idioma. Mas e quando a proposta de ensino inclui imersão em outra cultura sem sair do país? Uma nova tendência entre professores de Inglês tem movimentado a lógica de aprendizado da língua, que se baseia na imersão cultural para aplicar conteúdo literário, gramatical e de mundo através do lúdico.

Segundo a professora de Inglês Bianca Baptista, da Hello Simple English, em Jardim da Penha, Vitória, o conceito dessa proposta é ensinar a compreender e falar Inglês através da convivência e de uma vivência imersa nos hábitos e costumes estrangeiros, transformando a sala de aula em espaço cultural.

“Faço, por exemplo, paródias em inglês de cantigas de roda brasileiras, porque o ritmo já enraizado nos alunos estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e de vida, além de propor uma relação mais fluida e natural com o idioma”, explicou.

Bianca ressaltou que outro método é aproveitar datas significativas das culturas brasileira e estrangeira para propor atividades especiais. “Faço um planejamento anual para celebrar manifestações culturais o máximo possível. No carnaval, por exemplo, abordamos a essência da data que celebra as coisas simples da vida: o estar junto, o brincar junto, cantar, dançar, se libertar e se conectar com o outro e com o mundo, tudo em Inglês. Outra data relevante, recentemente comemorada, foi Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício), que tem mais força lá fora, mas que é um movimento cultural muito grande no mundo. Trazer essa consciência cultural para a sala de aula de língua inglesa dá muito mais potência ao aprendizado”, explicou. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload