DICA DE LUXO

Festival Roda de Boteco

05/06/2019

 

O festival Roda de Boteco chega a sua 15ª edição celebrando aquela que é a motivação do evento desde o início: reunir amigos em torno de uma mesa para saborear muita comida boa, brindar com uma cerveja estupidamente gelada e curtir um samba da melhor qualidade.

Os botequeiros ansiosos já podem marcar na agenda a data do festival – 31 de maio a 30 de junho – e se preparar para as novidades que foram pensadas para comemorar essa data tão importante.

A lista de bares e botecos que disputam a preferência do público inclui estabelecimentos de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica. Em todos eles o petisco custa R$ 32,90 e vem acompanhado da primeira Brahma Extra 600ml grátis.

Estão confirmados: Atacama Food & Beer, Bar do Getúlio, Bar do Sorriso, Bar do Zé, Bar dos Cumpadres, Barrerito Botequim, Barzito, Caranguejo do Assis - Vila Velha, Caranguejo do Assis – Vitória, Caranguejo Três Irmãos, Ceará Bar, Cervejaria Bradus, Churrascão do Mineiro, De Passagem Beach, Dona Rosa Bar, Empório Bohemio, Espetaria e Petiscaria do Gugu, Faé Botequim, Gostinho Mineiro o Rei do Tira Gosto, JP Petiscaria & Restaurante, Kabéco’s Bar e Restaurante, Marangas Bar, Mistura Fina Bar e Botequim, Mistura's Bar, Moqueka Prime, Nininho e Vanessa - Rei do Petisco, Peruggia's Botequim, Petiscaria do Jojo's, Petisco das Meninas, Polé Bar e Restaurante, Quiosque Gaivota – Vitória, Recanto do Feijão, Regina Maris Bar e Restaurante, Regina Maris da Ilha, Restaurante Ibiza, Restaurante Moqueca, Sabor da Cachaça, Sheik's Bar, Smash Beer, TBone Botequim e Tô na Roça.

Concurso de caipirinha e votação por app

Uma das inovações do Roda de Boteco 2019 é o primeiro concurso de caipirinha da sua história, que acontecerá junto com a escolha do Melhor Bar, Melhor Boteco e Melhor Garçom. Os bares e botecos participantes foram convocados a criar uma caipirinha exclusiva para o evento e a sugestão é usar a criatividade. “Sabemos que a caipirinha tradicional é feita com limão, mas para dar mais sabor à disputa, no concurso vale tudo, a única obrigatoriedade é que o drink tem que ser feito com cachaça”, explica o organizador do evento Raimundo Nonato. A caipirinha terá valor fixo de R$ 10. A votação não é obrigatória, pois é necessário consumir a caipirinha para votar e o resultado do concurso de caipirinha é separado do concurso de melhor bar ou boteco.

Outra novidade será a estreia da votação pelo aplicativo @rodadeboteco. “O app não vai excluir a votação por cédula e sim agregar, sendo mais uma opção para os frequentadores do bar, além de ter várias outras funcionalidades, como o guia de bares, petiscos, descrição dos petiscos, horário de funcionamento dos estabelecimentos e ainda poder criar uma rota de botecos de acordo com sua localização”, afirma Raimundo Nonato.

Petiscos com produtos IG

Este ano os participantes do Roda de Boteco foram provocados a criar petiscos utilizando os produtos do Espírito Santo que buscam ou possuem o selo de Identificação Geográfica (IG), o que na prática reconhece nacionalmente a exclusividade e qualidade do produto.

Em palestra oferecida aos proprietários de bares e botecos pelo Sebrae-ES foi ressaltado como os pratos com origem agregam valor e trazem para a mesa a riqueza da história do agricultor. Atualmente, 60% dos brasileiros buscam informações sobre os caminhos que os alimentos percorrem até chegar à mesa e valorizam as atitudes, os valores e a origem das marcas.

Muitos produtos levaram fama à região em que são produzidos, como o espumante produzido em Champagne, na França; o socol de Venda Nova do Imigrante e o queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

No Roda de Boteco 2019, vinte e três bares aceitaram o desafio e incluíram os produtos do Estado com selo IG em suas receitas. Símbolo da culinária capixaba, a panela de barro de Goiabeiras vai levar à mesa treze dos petiscos concorrentes. É o caso, por exemplo, do Camafeu do Mar (moqueca de camarão, massa de coxinha especial, farinha Panko, camarão e molho do Chef) criação do De Passagem Beach; do Porquinho Embriagado (Filé mignon suíno na cerveja assado, farofa à moda da casa e molho branco a base de limão) preparado por Nininho e Vanessa - Rei do Petisco e daPolenta Cremosa com Pescoço de Peru (Polenta cremosa com pescoço de peru e molho ragu) do TBone Botequim.

Com seu sabor singular, o inhame do São Bento de Urânia vai estar presente nos petiscos de dois bares: no Costelete do Paulão (capelete de inhame com cozido de costela bovina) do bar Regina Maris e na Costela Raiz (suculenta costelinha suína ensopadinha, acompanhada de pirão e legumes cozidos) receita do Atacama Food & Beer.

Já a pimenta do reino do norte do Espírito Santo irá temperar oito receitas, com destaque para o Misturadin (costela ao vinho com bacon e calabresa. Farofinha na manteiga e vinagrete de feijão fradinho) do Mistura Fina e para a Paella Nordestina do Moqueka Prime que leva bacon, charque, linguiça, lombo e costelinha suína, feijão fradinho, vagem, abóbora verde e pimentão.

A pimenta rosa, também do norte do Espírito Santo, irá dar um toque diferente a seis pratos criados para o festival, mas ela ganha destaque mesmo nas caipirinhas. Dez bares escolheram adicionar a iguaria no drink em combinações ousadas de ingredientes. A Cervejaria Bradus criou a Caipicante(caipirinha com pimenta rosa e pimenta dedo de moça, afrodisíaca, ardência moderada e bem equilibrada). O Smash Beer apostou suas fichas naSmasherica Pepper (caipirinha preparada com mexerica, limão siciliano e finalizada com pimenta rosa e manjericão). Outra criação interessante é a Tô Calminho do Sabor da Cachaça, que leva maracujá, hibisco, pimenta rosa e limão siciliano. 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.