• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Férias: cuidado redobrado com as crianças

15/07/2019

 

Não foi só o frio que o mês de Julho trouxe. É neste período, também, que acontecem as férias escolares. Nesta ocasião sempre ocorrem mudanças na rotina dos pequenos. O momento é de diversão e muitas brincadeiras, porém, os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado, já que nessa época as crianças estão mais sujeitas ao consumo de guloseimas e propensas à quedas, o que pode acabar em traumas dentais. É preciso atenção.

A alimentação geralmente é alterada nesse período, assim como os horários em que elas são servidas. Um sorvete, uma sobremesa não faz mal a ninguém, contudo é preciso ter cautela. De acordo com a dentista Catarina Riva, o excesso de doces pode ser prejudicial à gengiva e aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. Segundo Catarina, esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.

“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açucares e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e uso do fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela a especialista.

Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter cáries. Por isso, é necessário sempre lembrar às crianças da escovação. Se possível, acompanha-las durante esse momento”, ressalta.

Outro fator que os adultos devem ficar atentos é com as brincadeiras. Correndo, andando de bicicleta ou patinando, em todas essas situações as crianças estão propensas a caírem e se machucarem, inclusive provocando traumas nos dentes.

Para a especialista, é necessária a supervisão dos pais durante as brincadeiras. Mas, caso ocorra algum trauma na boca da criança, nem tudo está perdido. Catarina Riva revela o que pode ser feito em caso de lesões. “Quando ocorre lesões nessa área, o primeiro passo é lava-las com soro fisiológico. Em caso de quebra ou perca total do dente, o recomendado é que o pai o guarde e leve imediatamente ao dentista com a criança, pois em alguns casos há a possibilidade de reimplante”, aconselha.

A dentista lembra, ainda, que é necessário pegar o fragmento do dente e colocar em um frasco com agua ou leite. “Este procedimento irá ajudar a deixar o fragmento hidratado até chegar ao consultório”, completa.

De toda a forma, é preciso ter muito cuidado para que os descuidos nas férias não prejudiquem os pequenos. Além de evitar alimentos muitos doces, tentar manter a rotina de limpeza bucal é fundamental. “É de extrema importância que a escovação seja feita de forma correta e, principalmente, não deixar de ser feita a noite, pois esse período a criança irá passar cerca de oito horas dormindo, sem limpar a boca. Restos de comida presentes passarão muitas horas alimentando bactérias, o que pode acarretar em cáries”, finaliza.
 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload