• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Dia mundial da saúde mental

10/10/2019

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, é reconhecida mundialmente como “Dia Mundial da Saúde Mental”. Esta data foi criada no início dos anos de 1990, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema.

A pressão diária de atingir metas, a correria diária, momentos de tristeza e crises de ansiedade, são alguns dos fatores que influenciam não só a nossa saúde física, mas também a mental.

De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado no estudo “Depressão e outros distúrbios mentais comuns: estimativas globais de saúde”, divulgado em 2017, aproximadamente 320 milhões de pessoas no mundo têm depressão. No Brasil, esse transtorno atinge cerca de 11 milhões de pessoas

O psiquiatra Edson Kruger, alerta que a maneira de como alguns trabalhos são conduzidos dentro das empresas/instituições, podem desencadear algum tipo de transtorno. “Além de ansiedade e depressão, é comum recebermos pessoas que começaram a utilizar substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas com o intuito de relaxarem, e esquecerem por algum momento os seus cotidianos. Entretanto, acaba virando um vício”, explica.

Muitas empresas têm investido em programas de saúde mental para os seus empregados. De forma sigilosa e sem expor os funcionários, uma equipe de psicólogos e psiquiatras ficam à disposição para orientarem e iniciarem o tratamento, em prol da saúde mental deles.

Auxílio doença

A Depressão é uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez ou por concessão de auxílio-doença, de acordo com o último estudo sobre o tema, divulgado em 2017 pelo Governo Federal.

“É muito importante oferecer ambientes de trabalho saudáveis. Promovendo uma boa convivência entre patrões e empregados, a contribuição para a promoção e proteção da saúde mental e física de todos”, enfatiza Edson.

Sinais como: cargas elevadas de trabalho, insegurança laboral, comunicação ineficaz e falta de clareza na definição das funções, podem interferir na vida do funcionário. O importante é sempre estar atento à esses sinais e procurar ajuda imediatamente, “para que não haja evolução de algum transtorno ou dependência”, finaliza. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload