• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

ATHIS: Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza seminário

31/10/2019

 

Visando reforçar a importância do papel social do arquiteto e urbanista, bem como conscientizar os profissionais da área sobre o mercado de Arquitetura Social, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) realiza mais uma edição do Seminário ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. O evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Sebrae/ES, em Vitória, e contará com a participação de representantes da iniciativa privada, terceiro setor e serviço público para debater soluções para este segmento da Arquitetura voltado para habitações populares.

Vale destacar que, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o déficit habitacional do país está batendo recorde: cresceu 7% em apenas 10 anos, de 2007 a 2017, e atingiu a marca de 7,78 milhões de unidades habitacionais. A atuação do arquiteto urbanista em obras de interesse social contribui para redução do déficit, bem como o desenvolvimento das cidades.

“O ATHIS é um importante evento do Conselho, por meio dele reforçamos o papel social do arquiteto. Além disso, mostramos para os estudantes e profissionais da área o potencial do mercado de habitação social no Espírito Santo. São vertentes de trabalho que fogem do segmento de interiores, que é bastante explorado no estado, para outras realidades e oportunidades de atuação”, comenta Liane Destefani, presidente do Conselho de Arquitetura do Espírito Santo.

Cleuber da Silva Junior, arquiteto urbanista da Ong ONZE8, integra o time de palestrantes do Seminário ATHIS e destaca a necessidade de aproximar a atuação do arquiteto junto às camadas menos favorecidas da população, contribuindo para a qualidade de vida e saúde das famílias. “Todo arquiteto possui um papel social e político a cumprir, nossa profissão exige isso! No Território do Bem, área onde a ONZE8 atua, podemos citar a pesquisa que o Ateliê de Ideias está atualizando e mostra que, no quesito habitação, há uma relação quase direta entre os problemas construtivos encontrados e a saúde dos entrevistados. Podemos citar também o já conhecido dado da OMS que diz que para cada dólar investido em água e saneamento, mais de 4 dólares são economizados em saúde”, destaca.

Já o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação de Vitória, Sérgio Sá, explica que o poder público tem trabalhado neste sentido, tendo como principal objetivo proporcionar moradia digna e, assim, transformar a vida da população de baixa renda da capital. Sá também participa do ATHIS apresentando e tirando dúvidas dos participantes sobre a Política Habitacional de Vitória. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload