• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Seu filho quebrou o dente de leite? saiba o que fazer em caso de acidente

27/01/2020

Férias escolares são sempre sinônimo de casa cheia e muita diversão. Porém, neste período em que as crianças ficam muitas horas dentro de casa, no quintal ou no playgraud, os traumas dentários são bastante comuns. Em caso de acidente, é importante manter a calma e fazer os procedimentos de primeiros socorros. 

 

A odontopediatra Alice Sarcinelli explica que a primeira coisa a ser feita é limpar o rosto e os lábios com um pano limpo e água corrente, sem esfregar. “Se houver sangramento, coloque uma compressa com pano limpo e gelo no local até o local de atendimento”, disse.

 

Também é preciso ficar atento ao estado de saúde dos pequenos após o acidente. “Se a criança teve um trauma no dente e apresenta náuseas, vômito, sonolência, dores de cabeça e falha na memória, ela deve ser levada ao pronto-socorro antes de qualquer conduta relacionada ao dente”, destaca Alice. 

 

Mesmo que seja um machucado simples, a criança precisar ir a um consultório dentário para saber se está tudo bem.  “Muita gente não sabe, mas até os três anos, os dentes permanentes anteriores já estão em formação dentro do osso. Um trauma no dente de leite pode afetar o dente permanente em formação, por isso, é tão importante o exame especializado, que incluirá, muitas vezes, exame clínico e radiográfico, independente do dente amolecer ou não”, salienta.

 

Dente solto ou quebrado

Se o dente se soltar, o indicado é leva-lo ao dentista num copo de leite. Neste período, a criança deve evitar o uso de chupeta e mamadeira e não pode mastigar alimentos duros. “Se não for possível colocar o dente em um copo com leite, o soro fisiológico ou água filtrada podem ser alternativas. Se for apenas um fragmento de dente, coloque na água filtrada ou soro fisiológico”, explica.

 

Alice salienta que o melhor tratamento ainda é a prevenção, por isso, os pais precisam ter cuidados com pisos escorregadios e esportes de risco.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload