• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Arte Favela realiza grafite

19/09/2017

O Arte Favela, patrocinado pelo Mercantil do Brasil desde 2009, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, iniciou em junho a temporada 2017 do projeto Graffiti nos Centros Culturais. A iniciativa vem produzindo murais grafitados nas fachadas e/ou entornos de cinco Centros Culturais de Belo Horizonte: Vila Marçola, São Geraldo, São Bernardo, Zilah Spósito e Urucuia.

 

O Centro Cultural São Bernardo é o quarto a receber o projeto, entre os dias 18 e 21 de setembro, e vai homenagear o grupo Rosas do São Bernardo, formado por senhoras com mais de 50 anos de idade, que trabalham para a divulgação da cultura popular e o resgate da memória e do patrimônio cultural da região. 

 

Essa é a proposta executada pelos quatro artistas plásticos e grafiteiros do projeto: utilizar as técnicas do grafite e das artes visuais para resgatar a história de cada região e valorizar a cultura local, promovendo o sentimento de pertencimento na comunidade e de ocupação dos espaços públicos. Em São Geraldo, o destaque foi para as bordadeiras da comunidade; em Urucuia, a Serra do Rola Moça e o resgate do surgimento do Barreiro e, no Vila Marçola, a história do início da comunidade a partir da fazenda que pertencia à família que dá nome à região.

 

O projeto tem a expectativa de reunir 120 crianças, jovens e adultos nas oficinas de arte, além de moradores das comunidades nos entornos. O projeto também prevê a geração de renda para os envolvidos com a criação dos painéis como forma de garantir a sustentabilidade da iniciativa e a valorização dos artistas.

 

O Arte Favela é uma proposta que integra ações culturais, desenvolvimento social e educativo, ao mesmo tempo em que promove a inserção social e cultural das pessoas que vivem em comunidades de Belo Horizonte.

 

Projetos apoiados:

 

O investimento social do Mercantil do Brasil está focado no incentivo ao Esporte, à Cultura e à Cidadania. Isso porque o Banco se compromete com o fortalecimento de valores como Disciplina, Respeito e Solidariedade e acredita neles como fatores transformadores e impulsionadores do desenvolvimento humano. É o Banco gerando oportunidades e promovendo a diversidade para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Em 2017, alguns dos projetos apoiados são: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Festival de Esportes Mercantil do Brasil, Copa Mercantil do Brasil, Arte Favela, Fundação de Educação Artística e Circo no Querubins.

 

Serviço:

“Arte Favela – Graffiti nos Centros Culturais”

Dias: até o dia 21 de setembro – Centro Cultural São Bernardo (R. Edna Quintel, 320 - São Bernardo, Belo Horizonte)

Horário: a partir das 9h

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload