• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Estudar e trabalhar: como conciliar os dois com a falta de tempo?

23/11/2018

Segundo a coordenadora do curso EAD em gestão de Recursos Humanos da UVV, Marinete Francischetto, o ensino a distância tem se tornado um grande aliado das pessoas. “A tecnologia trouxe grandes facilidades para a vida e o ensino a distância é um deles. Com o uso dos recursos disponíveis é possível otimizar as rotinas e aproveitar o tempo livre para fazer o curso que deseja. ” Disse a coordenadora.

 

Horário de almoço, folgas, intervalos. Tudo isso pode se transformar em um tempo hábil para estudar. Foi por isso que a secretária Patricia Andrade dos Santos optou por fazer o curso de gestão de RH a distancia para se qualificar. “Meu horário de trabalho é quebrado, por isso se fosse um curso presencial eu não conseguiria fazer, daí procurei o curso no formato EAD e estou adorando.” Disse a aluna.

 

Para atender este público é importante que as instituições também estejam preparadas para oferecer também horários não convencionais. Pensando nisso os empresários Junior Cardoso e Daniely Oliveira trouxeram para Vitória a primeira escola de inglês voltada para negócios que tem horários flexíveis e uma didática toda preparada para dar esse suporte a empresários e pessoas de rotina corrida. "Nosso negócio é totalmente voltado para atender os profissionais que vivem na pressa e não podem ter uma agenda engessada. Por isso nosso aluno que não puder comparecer a aula, devido a uma reunião que se estendeu ou uma viagem de trabalho pode repor sem custo adicional em outro horário na mesma semana, e com isso ele não perde o conteúdo e também consegue comparecer aos compromissos de trabalho", pontua a Diretora Daniely Oliveira, que lembrou ainda que outro facilitador é a localização da escola que está instalada dentro de um grande shopping da capital.

 

Mas para estudar de forma online é preciso disciplina. Para a coach de carreira Natália Landeiro uma ferramenta que todos deveriam se utilizar é fazer um teste representacional para entender se o seu método de aprendizado é mais visual, auditivo ou sinestésico. “A primeira coisa que a pessoa precisa fazer é se conhecer e identificar os seus pontos fortes e fracos. O teste representacional é muito importante para quem quer otimizar o tempo. Pois se eu sou uma pessoa extremamente visual e escutar um podcast ou uma aula, para mim não vai surtir tanto efeito e eu terei que assistir aquela mesma aula 3 ou 4 vezes para conseguir o mesmo resultado do que se por exemplo pegasse um livro para estudar.” Explicou Natália, que lembrou ainda que quando se tem uma rotina corrida com muitos compromissos é importante que se otimize o tempo e as coisas sejam feitas da melhor maneira para gastar o mínimo de tempo e obtendo um resultado bacana.

 

A questão dos horários em que se é mais produtivo, segundo a coach, geralmente tem a ver com o meio externo. “Quando uma pessoa fala que funciona melhor de madrugada geralmente é por que na madrugada se tem menos distração, menos coisas acontecendo na rua, menos gente enviando mensagens ou ligando. Mas o horário é um tipo de coisa que se condiciona. Podemos nos condicionar e nos organizar melhor para funcionar de manhã, de tarde ou de noite.” Informou Natália.

 

Dicas:

A coach de carreira Natalia Landeiro preparou dicas de como ter mais resultado em seus estudos:

- Fazer o teste representacional para entender se o seu método de aprendizado é mais visual, auditivo ou sinestésico. Uma pessoa que é extremamente sinestésica, por exemplo, precisa fazer exercícios para poder fixar seu aprendizado. “Não adianta ela ler um livro atrás do outro que dias depois ela vai esquecer.” Frisou Natália.

- Fazer um cronograma de estudos – elaborar um cronograma de estudo é bastante útil. Outras ferramentas que podem ser utilizadas são métodos como o Pomodoro ou a criação de listas.

- Conseguir identificar o melhor lugar para estudar - muitas vezes a pessoa estuda numa sala ou quarto, que tenha computador, televisão ou pessoas passando e isso acaba atrapalhando o foco. “O próprio celular é uma coisa que atrapalha muito. Toda vez que a gente recebe uma mensagem, para a atividade e olha, aí depois para retomar o estudo é necessário um tempinho que se perde à toa.” Explicou a coach.

- Outro grande desafio na questão da organização é uma coisa se você pode fazer sozinho, ou procurar um profissional para ajudar, mas é muito interessante conseguir identificar os dias para fazer revisão e como será feita essa revisão. Uma dica é a produção de mini resumos, ou a utilização de onda binaural. “Você coloca o fone de ouvido com as ondas binaurais e isso te ajuda a não se distrair tanto com que tá acontecendo em volta.” Explicou Natalia.

- Utilização de planner, por exemplo, é uma dica ótima porque você tem todo o material de organização num mesmo local e que pode ser levado para o trabalho, pro curso ou qualquer outro lugar. “Por mais que se fale que pode se ter tudo isso no celular, toda vez que você vai pegar o celular para olhar essas coisas, suas listas do que você se dispôs a fazer, o seu cronograma do dia, você tem ali também seu WhatsApp, Facebook, Instagram e aí tudo isso vai te distrair vai fazer você perder tempo.” Concluiu Landeiro.

 

Desenvolvimento on line não precisar ser somente profissional

Na área de desenvolvimento humano, que envolve tanto o lado profissional quanto o lado pessoal, as pessoas podem beneficiar-se de diversas formas hoje em dia. A coach profissional Gilian Follador explica que atualmente tem realizado palestras e até mesmo conduzido processos de coaching individual ou em pequenos grupos pela plataforma zoom. “O uso da tecnologia para realização de processos de coaching, para ministrar cursos ou palestras é mais um facilitador para que as pessoas consigam realizar algumas atividades que se tornam inviáveis se considerarmos os deslocamentos e outros empecilhos que podem surgir no dia a dia. Hoje não existe limite geográfico, as pessoas se comunicam o tempo todo.” Disse Gilian.

 

A especialista explicou ainda que existem inúmeras possibilidades on line, mas os maiores desafios são: como escolher bons cursos. “Hoje em dia existem muitas opções de cursos bons e alguns de forma gratuita que estão disponíveis na rede, mas é importante pesquisar para não correr o risco de perder tempo com algo que não tenha qualidade. ” E outro desafio é a disciplina de quem se dispõe a estudar dessa maneira. “A disciplina é fundamental para esta modalidade de educação, pois o resultado neste caso é de total responsabilidade do aluno.” Esclareceu a coach.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload