• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 - Made with ♥ by Hero Corp.

DICA DE LUXO

Receita de chef para você cozinhar em casa

29/08/2017

 

O costume de cozinhar em casa, para os amigos ou familiares, está voltando à cultura dos brasileiros. Cada vez mais as pessoas têm percebido que fazer o almoço ou jantar na própria cozinha pode proporcionar um momento agradável, principalmente se acompanhado de quem a gente gosta. Foi com base nisso que surgiu a Kuke, uma pop-up store de receitas que oferece verdadeiras experiências gastronômicas.

 

Funciona assim: Você escolhe a receita e leva todos os ingredientes necessários para o preparo do prato, assim como o passo a passo completo, tempo de preparo, quantidade de porções, dicas e sugestões de harmonização com vinho ou cerveja. Como a ideia é realizar todo o processo em casa e preservar o frescor e sabor dos alimentos, os ingredientes vêm em seu estado original, ou seja, nada é processado.

 

O plus disso tudo é que não são receitas básicas e anônimas, são pratos assinados por chefs e nutricionistas renomados no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Receitas diferentes e sofisticadas e, ao mesmo tempo, simples que são perfeitamente possíveis de serem feitas em casa. As primeiras são: carré de cordeiro com couscous de legumes e damasco, curry de vegetais, ceviche de badejo e hambúrguer de quinoa. Servem de duas a quatro pessoas.

 

Chefs e receitas

 

Terão opções para todos os gostos, com comida brasileira, vegetariana, contemporânea e funcional. Os Chefs responsáveis por desenvolver as receitas são, respectivamente, Alessandro Eller, Anna Elisa Castro, Duaine Clements e Roberta Larica. O Chef Alessandro Eller comanda o restaurante Eller Brasa&Sabor, além de ser coordenador do curso de Gastronomia da UVV e apresentador do programa ‘Receitas do Chef’. 

 

Já a Chef Anna Elisa de Castro é integrante do programa ‘Fazendo a Festa’ no Canal GNT, fundadora da N.O.S Escola - a primeira escola de alimentação saudável do país - e sócia do buffet ‘3 na Cozinha’. O Chef Duaine Clements, por sua vez, já dividiu a cozinha com chefs reconhecidos mundialmente e hoje está à frente do restaurante Quinta dos Manacás, que segue o conceito “Do campo à mesa”. Completa o time a nutricionista Roberta Larica, que é proprietária da Clínica Roberta Larica e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição funcional, além de comentarista do quadro de rádio “Boa Mesa”. 

 

A cada semana eles criarão novas receitas e o cardápio muda. Inclusive, novos chefs também poderão aparecer no período de permanência da pop-up. Os produtos usados em cada receita ficarão expostos em um espaço reservado para Kuke dentro da loja Kouzina Design&Kitchens, que vende equipamentos de alto padrão para cozinhas e possui ambientes para workshops e eventos, na Praia do Canto. 

 

Além das receitas, serão oferecidos produtos selecionados a partir de uma curadoria de especialistas, como azeites brasileiros selecionados pelo único azeitologo brasileiro, Marcelo Scofano, que participa de avaliações internacionais na área. Haverá uma seleção de vinhos e cervejas especialmente harmonizados por sommeliers, em parceria com a Wine. E nesse mesmo formato, estarão disponíveis ainda cafés, chás e temperos.

 

Conceito e inspiração

 

Na Kuke você encontrará uma nova opção de compra, pois poderá comprar os ingredientes frescos e levar para fazer em casa, assim como em uma compra feita no mercado. No entanto, a escolha das receitas é feita como em um menu de restaurante, com entrada, prato principal e bebida. O preparo da refeição depende fundamentalmente de uma pessoa: você. 

 

A proposta é chamar a atenção das pessoas sobre a conexão do processo de cozinhar, com o sabor e frescor dos alimentos.  "Elaboramos receitas que proporcionam experiências gastronômicas a todos que desejam cozinhar em casa. Nos preocupamos em desenvolver as receitas novas semanalmente, traduzir as etapas em fotos e vídeos e buscar e selecionar os ingredientes de modo que você não tenha desperdícios. Para a Kuke, você é o protagonista e precisa colocar a mão na massa”, explica Renata Ferretti, proprietária da marca, que se inspirou em modelos de países como Alemanha e Holanda, onde tal conceito já existe.

 

O documentário ‘Cooked’ baseado no livro do jornalista Michael Pollan traduz a essência da ‘Kuke’. Pollan mostra a origem do cozinhar desde os primórdios em paralelo com o ‘afastamento’ da cozinha ocorrido nas últimas décadas, devido à vários fatores - como a entrada da mulher no mercado de trabalho, o “empacotamento” da comida pela indústria e o crescimento do movimento “fast food” - e enfatiza a importância do movimento de retomada ao processo de cozinhar em casa e preparar a sua própria comida.

 

A boa notícia é que, se a geração anterior tinha colocado de lado as receitas herdadas das avós, hoje observa-se o nascimento de uma nova forma de transmissão e relação com a comida, que conta com  a participação de todos os membros da família e amigos na preparação de refeições. O Kuke vem para agregar e oferecer receitas de "comida de verdade" para o dia a dia e momentos únicos. 

 

Serviço:

 

Pop-up store “Kuke”

Local: Rua Aleixo Neto, 842, Praia do Canto – Vitória/ES (No interior da Loja Kouzina Design&Kitchens)

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 09 às 13h

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload